Representação Discente no Departamento/ Coordenadoria Especial

A representação estudantil tem por objetivo promover a cooperação da Comunidade Acadêmica e o aprimoramento da Instituição, vedadas atividades de natureza político-partidárias.

De acordo com o Estatuto e o Regimento Geral da UFSC, o corpo discente terá representação com direito a voz e voto nos Órgãos Colegiados da Administração Superior da Universidade, bem como das Unidades e Subunidades Universitárias.

Cabe ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) indicar os representantes estudantis nos Órgãos Deliberativos Centrais, e ao Centro Acadêmico (CA), os representantes estudantis nos Órgãos Deliberativos Setoriais.

O mandato dos representantes discentes é de 01 (um) ano, permitida uma recondução.

Requisitos para ser representante discente:

• Acadêmico regularmente matriculado e cursando o período letivo;
  • Não possuir outro mandato vigente;
  • Não ser formando no respectivo semestre;
  • Não possuir punição no histórico.

Procedimentos para registro dos representantes discentes da Graduação

Etapa Responsável
  Indicação da chapa (titular e suplente) pelo DCE / CA junto à Secretaria e encaminhamento ao DeAE / PRAE, via SPA, com os respectivos anexos;Órgãos Deliberativos Centrais: o DCE deve realizar a indicação por meio de ofício entregue à Secretaria dos Órgãos Deliberativos Centrais (Sala dos Conselhos), o qual encaminha ao DeAE.

Órgãos Deliberativos Setoriais: o Centro Acadêmico deve realizar a indicação através de ofício entregue juntamente com a ata de posse à Secretaria do respectivo curso/departamento, o qual encaminha ao DeAE.

Unidade de origem
Análise e registro acadêmico pelo DeAE / PRAE; DeAE
Homologação, pelo Pró-Reitor da PRAE, dos representantes indicados; PRAE
Emissão de Portaria pela Direção da Unidade de Ensino / Secretaria dos Órgãos Deliberativos Centrais (Sala dos Conselhos).Após a expedição da Portaria, compete à direção da referida instância dar publicidade ao documento e ciência ao Centro Acadêmico / DCE. Direção da unidade de origem / Secretaria dos Órgãos Deliberativos Centrais

Anexos à Solicitação digital (SPA): devem constar, obrigatoriamente, os seguintes documentos contendo o nome, matrícula e a função a ser exercida disposta nos respectivos pares (titular e suplente):

1. Ofício do DCE / CA
  2. Ata de posse DCE / CA
  3. Memorando da Secretaria / Sala de Conselhos.

Legislação pertinente

1. Graduação: Resolução 017/CUn/97

Para verificar quem são os atuais representantes discentes, clique aqui.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Assuntos Estudantis (DeAE / PRAE).

Localização: Final do corredor térreo da Reitoria I – Florianópolis/SC
Contato: deae@contato.ufsc.br | (48) 3721-9281
Horário de atendimento: de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h

Fonte: PRAE http://prae.ufsc.br/representacao-discente/